
Lá por estar grávida não implica que não possa ter uma gripe, uma dor de barriga ou outra doença comum ao dia-a-dia. Qualquer medicamento de venda livre deve ser aconselhado por um farmacêutico e de preferência por um médico. Logo que pense em engravidar ou que saiba que está grávida sempre que comprar um medicamento de venda livre deve informar o farmacêutico do facto de estar grávida, para que ele a possa aconselhar e esclarecer. No caso dos medicamentos que necessitam receita médica, é importantíssimo mencionar ao médico o facto de estar grávida, especialmente no caso de ele não estar a par do seu processo médico.
- Aspirina - deve ser evitada pois afecta a coagulação do sangue.
- Antibióticos - nem todos os antibióticos são nocivos, por isso o seu médico irá prescrever-lhe um que não seja nocivo.
- Paracetamol - em baixas doses pode ser tomado, mas em maiores doses pode provocar problemas no fígado e nos rins do bebé.
- Ibuprofeno - tem vindo a ser associado a deficiências cardíacas no feto, por isso deve ser evitado.
- Codeína - deve sempre consultar o seu médico pois medicamentos que contenham este composto podem provocar deficiências congénitas.
- Medicamentos para a gripe ou tosse - usualmente contêm codeína ou ibuprofeno. Por isso deve consultar o seu médico antes de ingerir algum destes medicamentos.
- Medicamentos para a cistite - têm um teor de sal muito elevado, logo não são aconselhados.
- Medicamentos para as dores de cabeça - usualmente contêm codeína, deve sempre aconselhar-se com o seu médico acerca da sua ingestão.
- Medicamentos para a diarreia - estes medicamentos tornam o movimento dos intestinos e do estômago mais lento, já por si lento devido à gravidez, por isso não são aconselhados.
- Laxantes - se tiverem na sua composição cáscara, sene ou bisacodilo não são aconselhados; estes componentes podem atravessar a placenta, podendo também privar o bebé de nutrientes.
- Suplementos vitamínicos - devem apenas ingerir os que o médico receitar, específicos para a gravidez.
- Talidomida - é extremamente perigosa para o bebé especialmente no início da gravidez, quando a mulher geralmente ainda não sabe que está grávida. Por isso, esta medicação nunca deve ser usada por mulheres que possam estar grávidas ou a tentar engravidar.
- Vaporub - vaporizador é seguro.
- Anti-depressivos - actualmente existem medicamentos cuja toma é segura durante a gravidez, no entanto deve sempre aconselhar-se com o seu médico, para que ele a ajude a ajustar a medicação de forma a não prejudicar o bebé.