6 Semanas - Duvidas ! | De Mãe para Mãe

Está aqui

6 Semanas - Duvidas !

Seg, 29/06/2020 - 07:03
Ginecologia e obstetricia
Rita Matos Dias offline

Bom dia. Fiz um teste ontem e estou gravida de 6 semanas (relativamente à data da ultima menstruaçao). Estou super ansiosa e nervosa porque nao sabia que estava gravida, e tive varios jantares e festas na semana passada em que bebi bastante alcool. O que devo fazer? Nem consigo dormir so de pensar que posso ter feito algo errado. Pode ter tido algum impacto para o desenvolvimento do bebe? Quais as consequencias? Costumo ser super responsavel e por isso estou me a sentir muito culpada.

Marcela Forjaz

A abstenção do álcool é sempre a melhor opção, mas o que se ingeriu ocasionalmente, antes de ter a confirmação da gravidez, não tem impacto. É o consumo continuado na gravidez ou mesmo que pontual quando  a circulação materna e fetal estão já em "partilha" franca que tem efeitos indesejáveis. Esses podem ter um leque variado, como o aumento de risco de aborto, de parto pretermo, desaceleração do crescimento intrauterino e síndrome congénito fetal. Porém, estas consequências relacionam-se sobretudo com a ingestão habitual de álcool. Para sensibilizar as grávidas para o que se propõe, que é a "tolerância zero" ao álcool, o que costumo questionar é se dariam a um filho um copo de vinho... Relembro que o álcool circula com a mesma concentração na circulação materna e na circulação fetal, mas que a mãe tem um fígado capaz de metabolizá-lo e o fígado fetal não está preparado para isso, tendo nesse caso efeitos mais prolongados no feto do que na mãe, e numa altura de grande desenvolvimento do sistema nervoso central destruirá neurónios (células do sistema nervoso central) que não são recuperáveis. Porém, reforço que nas semanas muito iniciais, enquanto quase não há contacto entre ambas as circulações, o impacto não será importante. Relaxe, desfrute do resto da gravidez... e nada de álcool!

Mais perguntas

Seg, 19/07/2021 - 13:53
Ginecologia e obstetricia
Ana Isidoro offline

Bom tarde, tenho 32 anos, tenho duas filhas, com 11 e 7 anos.
Utilizei o dispositivo Mirena durante 7 anos. Retirei o Mirena no dia 19 de Maio de 2021, estando desde essa altura a tentar engravidar. Existe dificuldade em engravidar após retirar o Mirena? obrigado

Seg, 19/07/2021 - 11:21
Ginecologia e obstetricia
Analnunes offline

Bom dia, gostaria de saber se algum destes medicamentos que iniciei a dias interfere no efeito da pílula:
Fluomizin vaginal
Vernex forte 450 MG
Alprazolam 500mg
Sargenor

Agradeço desde já a vossa atenção

Ginecologia e obstetricia
Mary1212 offline

Bom dia. Estou com 20 semanas e tive a ecografia do 2 trimestre. A medica disse que estava tudo bem. Apenas disse que o bebé tinha o intestino um pouco brilhante. Ela disse que poderia não ser nada preocupante mas que ao mesmo tempo poderia significar algo.
Não fiquei sossegada.
Ja vi na net o que era e fiquei super aflita 😢
O que devo fazer? É normal acontecer?
Beijinhos

Qua, 12/05/2021 - 14:42
Ginecologia e obstetricia
Filipa P Mendes offline

Olá, gostaria de saber a opinião sobre pintar ou não o cabelo. Estou gravida de 8 semanas, e já ouvi falar que não há problema e que pode haver.
Já ouvi a recomendação de pintar sim mas com as tintas sem amoníaco, resorcinol ou parabenos.
É possível pintar? Há algum risco para o bebe?

Ter, 04/05/2021 - 16:32
Ginecologia e obstetricia
MMMCunha offline

Boa Tarde.
Estou grávida de 23 semanas e na eco do 2º trimestre foi-me dito que estou com o colo do útero curto (30mm). Comecei a tomar magnésio 2x ao dia e foi-me dito para evitar grandes esforços contudo continuo a trabalhar. Daqui a 1 mês irei reavaliar a situação.
Gostaria de saber que recomendações me dão nesta situação. E se um colo com 30mm é uma situação de alarme.
Obrigada

Seg, 25/01/2021 - 16:41
Ginecologia e obstetricia
Cátia Lourinho offline

Boa tarde,

Encontro-me grávida de 6 semanas e 5 dias, a minha empresa quer vacinar os colaboradores com a vacina contra a Covid 19, estando eu grávida posso ser vacinada?

obrigada,
Cátia Corado Lourinho

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?