Olá! Há algum tempo que estou para vir aqui escrever sobre este assunto. Fui mãe há quase 3 meses, a minha minha bebé nasceu no dia 21 de janeiro 🙂 Como mãe de primeira viagem e com os atuais constrangimentos nos blocos de parto por todo o nosso país, estava muito nervosa com o facto de vir a ter a bebé no público. Pesquisei imenso sobre opiniões acerca do HSB e quase tudo o que li foram experiências negativas e com alguns anos, nada recente que me pudesse acalmar.
Foi por isso que decidi vir aqui escrever, porque tive uma experiência incrível neste hospital, tanto no parto como a seguir na maternidade e espero que se mais alguma grávida como eu, esteja a pesquisar opiniões acerca deste hospital, que a minha experiência ajude a que fique mais tranquila 🙂
Entrei numa 4.ª feira perto das 00:30, onde desde logo fui super bem recebida por uma enfermeira atenciosa que ao me ver a passar mal com as contrações, prontamente agilizou tudo o que era necessário para começar a epidural. Fui levada para um quarto com o meu marido, onde depois de levar a epidural, me disseram para descansar e dormir enquanto a dilatação acontecia (só tinha 3 dedos). Ao longo das horas que se sucederam, sempre que foi necessário fazerem-me o toque, fui previamente avisada e nunca ninguém me magoou. Apenas duas enfermeiras me tocaram desta forma e nunca tive estagiários a assistir. Eu ia cheia de medo por ouvir histórias horríveis acerca deste procedimento, mas acabou por não ser nada demais!
Posso também dizer que tive imensa liberdade de movimentos, nunca senti que me quisessem na posição deitada de costas, por lhes dar mais jeito. Com a ajuda da enfermeira experimentei a bola de pilates, experimentei um banco que me permitia uma posição mais “agachada”, experimentei estar de pé… enfim, senti mesmo que podia estar da forma que fosse mais benéfica para o desenvolvimento do parto, sem quaisquer restrições.
Eu levava uma playlist no meu telemóvel e o próprio quarto tinha uma coluna para nos conectarmos por bluetooth! Achei incrivel e claro, aproveitei.
Respeitaram o meu plano de parto por completo, não tive episiotomia mas sim laceração natural, fiz contacto pele a pele com a minha bebé assim que saiu e o corte do cordão umbilical só se deu passados uns bons 20 min! Nunca ouvi uma única má palavra de quem fosse, mesmo quando eu já estava cansada e rabugenta, pois a minha bebé acabou por nascer só às 17h. Foram muitas horas, mudaram os turnos e toda a gente que me assistiu foi 5 estrelas e sempre de uma compreensão e paciência enormes!
Quando me levaram para o piso de cima para a maternidade, já eram perto das 23h30 e uma auxiliar super querida ajudou-me a tomar um duche rápido pois ainda não podia estar tanto tempo de pé sozinha.
Acabei por passar duas noites na maternidade e posso garantir que TODAS as enfermeiras, auxiliares e médicas que passaram por mim, foram super atenciosas, queridas, profissionais, nada de negativo que eu possa apontar. Quero só frisar, eu ia mesmo cheia de medo por já ter ouvido histórias terriveis e afinal acabei por ter uma experiência maravilhosa!
No primeiro dia de internamento, eu ainda não tinha leite, apenas colostro e era muito pouco, pelo que a minha bebé não estava a receber alimento suficiente e chorava muito. Acabei por pedir ajuda a uma enfermeira que rapidamente preparou um pouco de fórmula e me ensinou a dar através do copinho (de forma à bebé não ficar baralhada com o mamilo e a tetina). Foi remédio santo e a minha bebé dormiu a noite toda. Mais uma vez, tinha ouvido relatos de bebés que choraram horas porque as enfermeiras se recusaram a ajudar dando fórmula porque as mães supostamente tinham de ter leite… comigo isso não aconteceu nem vi acontecer com mais ninguém.
Durante essas duas noites e dois dias na maternidade do HSB fui sempre super bem tratada. Mesmo quando eu tinha de vergonha de expôr alguma dúvida que me parecia mais óbvia mas que eu como mãe pela 1.ª vez não sabia, o que tive em troca foi sempre compreensão e uma paciência e atenciosidade extremas! Fui sempre ouvida e nunca me senti julgada ou maltratada. Fiquei mesmo muito feliz com a minha experiência e fiz questão de dizer a todos(as) que lá estavam, quando me deram alta.
Terminando, se estás a ler isto e como eu, estás nervosa por vires a ter o teu bebé no Hospital de São Bernardo em Setúbal, não estejas a sofrer por antecipação. Vai correr bem, tenho a certeza ❤️ esta foi a minha experiência em janeiro de 2025, não ligues a coisas escritas em 2009 lol
Um beijinho e tudo a correr bem 🫶🏻