Perguntas sobre o pai | De Mãe para Mãe

Perguntas sobre o pai

Responda
8 mensagens
Ana Alexandra M... -
Offline
Desde 23 Abr 2025

Olá, a todas!

Preciso da vossa ajuda e dos vossos concelhos.
Sou mãe de um menino de 6 anos que concebido por meio de um dador anónimo.
Até agora para ele não lhe fazia confusão não ter uma figura paterna, que muitas vezes é desempenhada pelo meu pai. Mas as perguntas começaram a surgir: "Por que é que não tenho um pai?", "E o meu pai?", "Eu gostava de ter um pai como os meus amigos!". Eu simplesmente respondo que não existe, que ele não tem pai por que não existe e tento explicar que existem famílias que não têm pai, que não têm mãe, etc.
O meu apelo deve-se ao facto que eu não quero que o meu filho se sinta diferente e que se revolte comigo e com ele. Mas como explicar a um menino de 6 anos como foi concebido?
Eu sei que aqui muitas pessoas que vão julgar, mas outras podem ajudar-me.
Obrigado, Ana.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Eu nao sei o que eu vou dizer é um julgamento mas, já se esperaria que essas perguntas iam saltar cá para fora, nao?
Nunca em momento nenhum uma criança nao iria perguntar pelo pai ou pela mae.
Se o que preparou para estes momentos nao está a resultar, eu diria que nao há problema nenhum em pedir ajuda para gerir esse tema.
Eu diria que uma criança fica muito mais confusa ao dizerem-lhe que "não há" ou "não existe", do que outra realidade diferente mas mais concreta.
O menino vai ficar sempre sem perceber e com dúvidas.
Eu no seu lugar, procuraria algum profissional para saber como levar o tema daqui para a frente.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Nunca pensei muito, mas a minha filha tem uma colega de dador anónimo e ela sabe. Tem 9 anos, está com ela desde os 6 e desde essa altura que sabiam que ela não tinha pai, hoje sabem que ela só tem mãe e o pai é anónimo. Já sabem o que significa e como funciona, mas desde o 1o ano que sabiam que o pai não existia, que a mãe a quis ter sozinha.
No fundo acho muito mais simples do que ter sido abandonado ou o pai não querer saber dele.
Não sei o que já sabe ou o que não sabe, mas acho que pode dizer que não tinha um namorado ou um marido, mas que quis muito tê-lo e optou por pedir ajudar médica e dar-lhe todo o seu amor na mesma, mesmo sem pai. Que ele é fruto do amor que teve para o ter. Foi mais ou menos assim que a minha filha soube e não lhe fez grande confusão e todos lidaram bem, não sei em concreto como reagiu a menina. Do ponto de vista de quem está de fora, ela e toda a turma lidam muito bem.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

No seu lugar procuraria ajuda psicológica para ele, porque não é facil entender que não existe um pai no sentido lato da palavra... De certeza que há psicólogos que acompanham mais casos destes e portanto é deixar um bocado nas mãos de quem sabe. Porque no fundo, sem se falar da conceção, não é fácil explicar que para haver um bebé são precisos homem e mulher, mas para haver um filho não. Pode haver filhos de pessoas sozinhas ou do mesmo sexo... Tem 6 anos, não tem ferramentas para entender, precisa de ajuda.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Deixo-lhe um link que poderá ajudar https://www.cryosinternational.com/pt-pt/dk-shop/privado/para-os-pais/li.... Se fizer pesquisa certamente aparecerão outras páginas com informação sobre o assunto (sobretudo se pesquisar em inglês).
Não pode adiar mais uma conversa sobre o modo como o seu filho foi concebido. Se vir que há necessidade, se sentir insegura, leve-o a um psicólogo, mas provavelmente consegue encontrar a melhor forma de responder às suas perguntas.

CatarinaDN -
Offline
Desde 26 Fev 2021

Olá!
Eu concordo com o que já foi dito. De certeza que nunca lhe passou pela cabeça que essas perguntas nunca iriam surgir... podia estar a contar que surgissem mais tarde, possivelmente, mas nunca que não iriam acontecer, certo?
A altura chegou e sente que não tem as ferramentas ideais para dar as respostas... e está tudo bem. Pedir ajudar psicológica profissional não é vergonha nenhuma. Não é fácil explicar um contexto destes a uma criança que ainda não tem estrutura para o encaixar... mas acho pior ficar-se pelas respostas vagas do "não existe". As crianças são curiosas (e ainda bem), por isso, vão insistir até terem uma resposta que considerem satisfatória... Daí a idade dos "porquês" poder ser um pouco cansativa para os pais =)
Peça ajuda profissional para poder desfazer o nó que está na sua cabeça e conseguir ajudar o seu filho a entender o porquê de vir ao mundo só com a mãe.
Tudo vai correr bem!

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Honestamente, sinto que para uma criança de 6 anos é muito difícil compreender o não existe. Vejo pelo meu filho e ele tem capacidade de perceber que para nascer uma cria de qualquer espécie é necessário semente de um macho e de uma fêmea (isto claro simplificado para ele). O "não existe "seria muito confuso na cabeça dele.
Eu pegaria naquilo que escreveram acima. Que a mãe queria muito um bebé, não tinha namorado e pediu ajuda a um médico (sem explicar a forma). Parece-me mais fácil e honesto, sem entrar em detalhes que ele não consegue ainda compreender.
PS nós pensamos que antecipamos as coisas mas qd acontecem parece sempre que somos apanhadas desprevenidas.

Adelia_Silva -
Offline
Desde 09 Nov 2023

Olá

Eu sempre fui adepta de explicar tudo às crianças, mesmo quando parece que não percebem mas a verdade é que se explicarmos de forma simples, eles percebem.
Explique com calma e com analogias. Explique que a mãe queria muito ter ele mas não tinham encontrado ninguém que ela gostasse o suficiente para o ter. Então foi uma clinica, e arranjaram um espermatozóide e ele nasceu. Que ele foi muito desejado e querido pela mãe.

Outros tópicos relacionados

maquina teka
Boa tarde, alguem tem uma maquina igual a esta Teka TKX 1000 T, http://www.bestprice.pt/index.php?id=144&pid=1057 , comprei esta maquina ha um ano e estou com um problema a roupa sai com um cheiro muito mau , parece que nem foi lavada, pensei...
Mau cheiro
Olá. Tenho sentido um cheiro mais forte na vagina da minha filha de 3 anos. Não tem corrimento, não tem dor pelo menos não se queixa, não noto vermelho. Só noto que ao limpar, tem um resto esbranquiçado no interior dos labios, e dai o cheiro. Não...
Fraldas mau cheiroo
Olá a todas, alguem sabe de alguma marca de fraldas que não cheire tanto a chichi? A minha filha até tem o chichi clarinho, mas mesmo assim tem cheiro, já usei dodot sensitive e as azuis, continente, jumbo e agora estou a usar pingo doce, alguem que...
Ajuda
O assunto nao tem nada haver com o forum, mas lembrei me que me podem ajudar. Comprei um bacalhau e demolhei o mas ganhou cheiro tipo a podre, que faço meto fora 40euros? Tem algum truque ? Alguem ja passou pelo mesmo sabe se depois de cozinhar o...
Dar agua
A minha filha como ja falei aqui vai iniciar a papa aos 4 meses, posso já dar agua pelo copinho ou ainda nao se pode dar agua? O pediatra mandou dar papa lactea e ja de fruta, mas na farmacia disseram que tinha que ser de arroz e milho que acham?
Com ou sem bpa?
Boa noite, hoje andei a ver os pratos para dar a sopa e fiquei com duvidas, no ikea tem uns baratos acham que fazem mal por nao ter bpa? Eu pretenho comprar as caixas de conservação da avent para fazer a sopa e congelar para a semana toda a sopa e...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?