Doenças que podem aparecer durante a gravidez
Ola meninas
Vou vous contar o meu caso, talvez sirva pra outras futuras mamas.
Em 1997-1998, casa ja à alguns anos, decidimos ter um filhote
Deixei de tomar a pilula e o perido deixou de aparecer
Apos algumas consultas de ginécologia e muitas analises, a minha médica propos-me fazer um IRM, porque as analises mostravam uma alta taxa de prolactina.
IRM feito, revelou um tumor benigno ao lado da hypofise …(desculpem os erros destes termos, mas so os conheço em francês).
Prolactina é um hormônio secretado pela adeno-hipófise que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, causando nas mulheres alteração menstrual e infertilidade. No homem, gera impotência sexual por prejudicar a produção de testosterona e também o aumento das mamas (ginecomastia).
A prolactina é produzida em maior quantidade durante a gravidez, mas também no pós-parto devido a pressões psicológicas e físicas ou medicações.
A causa da hiperprolactinemia é um tumor benigno. Quando menor que 1 cm é chamado de microprolactinoma e quando maior que 1 cm é chamado de macroprolactinoma. Medicamentos como a respiridona podem alterar os níveis de prolactina gerando assim falta de apetite sexual…(+ ver na wikipédia).
Descoberto esta disfunçao hormonal, o tratamento rapidamente foi adoptado com resultados satisfatorios.
Logo a seguir, perdi 16 kg…eu so tinha 59 kg…pensaram que era anoréxia…nao era.
Era hipertiroidismo…. (Ver wikipédia tb)
Mais medicamentos e proibiçao de ficar gravida sem autorisaçao dos médicos! Isto até os valores das duas hormanas serem controlados.
Uma primeira gravidez em 2002…infelizmente nao seguiu…aborto as 8 semanas. Um grande choque pra mim, pois à minha volta ninguem tinha passado por isto. Nos meses seguintes as minhas primas que tb quiseram partilhar cmg essa viagem da gravidez, tb perderam os bébés….o nosso corpo encarrega-se de escolher. A natureza tem coisas boas! Hoje penso assim!
4-5 meses depois fiquei de novo gravida...desta vez até ao fim, em março 2004, do meu filhote Daniel.
Nao sem mal, pq durante os 6 ultimos meses de gravidez passei-os em casa no escuro...com exaquecas dia e noite! Dizem que as mulheres sujeitas a exaquecas antes da gravidez nao as têm durante este periodo, os médicos dizem que fiz tudo ao contrario! Nao desejo a ninhuma mae de passar por isso! E horrivel! Nao podendo tomar medicamentos so sacos de gelo na testa me aliviavam. Na hora do parto tinha dores de cabeça, enxaquecas e fazia hiperventilaçao por nao ter ido as aulas ante-parto. Acreditem ou nao...na hora de o bébé sair de dentro de mim, passou a dores de cabeça...ouf!
Por pensar que essas dores voltariam, os médicos preferiram que eu nao amentasse. Assim ficava livre pra tomar medicamentos fortes.
Desde a descoberta dessas doenças que sou controlada todos os meses pelos médicos. E cansativo!
No mês de julho 2008, decidimos a 2a gravidez...pedimos autorizaçao aos senhores doutores e tudo!
E estou gravida de 6 semanas...primeiros sintomas das doenças:
Prolactina: taxa em alta, normal pra amamentar
Hipertiroidismo: acho que voltou a manifestar-se...ja fiz analises...falta saber resultados.
Qto ao meu filhote, nasceu lindamente, sem problemas de tiroide, mas tem de ser controlado de vez enaquando.
Depois vou vous contando o seguimento desta gravidez!
Beijocas