Mamãs de Dezembro de 2011 | Page 16 | De Mãe para Mãe

Mamãs de Dezembro de 2011

Responda
18560 mensagens
Patricia.Filipe

Mamãs de Dezembro de 2011

AndreiaNA -
Desde 17 Abr 2011

ola meninas!

estou irritada por nao ter muito tempo para acompanhar este cantinho ainda n consegui criar uma rotina e a eva é so birras... de noite nao me deixa dormir e de dia quando dorme tenho de aproveitar para fazer as coisas aqui em casa... o namorido tem ajudado bastante se n fosse ele axo k já estava em depressao pura, nunca pensei que o tempo começasse a ficar assim tao limitado parece que as 24horas do dia nao chegam.

bom peço desculpa por nao comentar nada mas prometo que virei aqui sempre que possivel e espero eu dentro em breve conseguir acompanhar diariamente este novo cantinho =D

beijos para todas as mamãs e bebecas lindos
espero que estejam todas optimas!

Sobre AndreiaNA

Positivo a 20 de Abril de 2011
DPP - 30/12/2011
A Eva nasceu dia 6 de Janeiro de 2012 com 3365gr e 50cm =)

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Olá mamas, não estão a notar nada de diferente no nosso cantinho?

Algumas conversas desapareceram.beu ontem não consegui aceder a pagina...k pena?

Felizes pela chegada do Simão Espertalhão
Nasceu dia 22 de Dezembro de 2011 com 47cm e 3115kg. Foste a nossa prenda de Natal

Beijinhos
Joana Ramos

Patricia.Filipe -
Desde 30 Jun 2009

Como muitos poderão ter reparado, O Nosso Casamento, o De Mãe para Mãe e A Nossa Vida estiveram indisponíveis durante o dia de ontem e parte do dia de hoje, dia 12. Queremos desde já apresentar as nossas desculpas pelos incómodos causados, e agradecer a vossa compreensão!

Os problemas técnicos que causaram esta indisponibilidade foram completamente imprevistos – falha dos discos no servidor. No entanto, porque fazemos cópias de segurança diárias de toda a informação, todo o conteúdo anterior a esses problemas foi integralmente recuperado. Infelizmente, perdeu-se sim a informação posterior à data e hora de cópia de segurança, o que significa que qualquer acção que tenha sido tomada após a madrugada de terça para quarta-feira se perdeu Triste

Isto significa que todos os conteúdos que tenham sido criados durante a manhã do dia de ontem (incluindo tópicos, comentários, alterações a contas, mensagens privadas, etc) se perdeu e terá que ser repetido Triste

Quem necessitar de ajuda ou esclarecimento em relação aos seus próprios conteúdos, poderá contactar-nos enviando-nos um email para [email protected]. E uma vez mais, pedimos desculpa pelos incómodos inerentes a essa perda de informação Triste

....................................................................

Patita

Patricia.Filipe -
Desde 30 Jun 2009

COmo já puderam reparar tudo o q foi escrito ontem foi-se!!!

Aposto q a culpa é da Sofia assim ng lhe passa à frente no numero de posts............sua Malvada!!!

AndreiaNA minha querida a Eva tem poucos dias ainda... é mais do q normal n haver rotinas e andares assim. orienta a tua vida e c calma vais conseguir ir criando habitos diferentes nela. E esquece a casa por agr, quando ela descansa de dia descansa tb pq sen daqui nada n te aguentas. Pede ajuda a quem te puder ajudar e aceita que n és capaz de lidar c tudo, ninguem consegue!!! Força!!!! Muitos Beijinhos*********

Patita

IsaTiago -
Desde 12 Fev 2010

Bah! Foi-se tudo!

Então volto a perguntar, às mamãs que amamentam/amamentaram:

-Como foi retomar a vida sexual? Sai leite das mamas, ou podemos estar à vontade? Isto anda a atormentar-me

-Como foi retomar o exercício físico? É preciso usar o soutien de amamentação na mesma? Há algum exercício que desaconselhem?

Ajudem esta mãe de primeira viagem, que anda meio perdida!

Beijocas!

Sobre IsaTiago

DPP 23 de Dezembro de 2011 - Corrigida para 18 de Dezembro de 2011
A minha MNB é a Katiuska

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Tenho das conversas terem desaparecido...conversei tanto ontem...:)

IsaTiago as nossas conversas sobre as fraldas fugiu...:(

Tinha feito tantas perguntas e agora não me lembro de metade....:D

Nasceu dia 22 de Dezembro de 2011 com 47cm e 3115kg. Foste a nossa prenda de Natal

Beijinhos
Joana Ramos

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Chegou-me uma carta da s.social a dizer que fiquei no 4 abono do escalão,ou seja não vou receber nada, certo?

Beijinhos
Joana Ramos

mafalda.vaz -
Desde 08 Jul 2011

Olá meninas! Como têem passado?
*
O meu menino agora anda com cólicas mas para evitar dar sempre o aero om já lhe apanhei a manha - umas massagens na barriga ao som de musica. Este miudo adora musica tal como a mamã =)
*
Como tão os vossos piolhitos e lêndeas? lolol
*
Ando stressada com a casa desarrumada, a mha por vezes parece q passou um tornado por lá. É que se não varro a casa pelo menos dia sim dia não enche-se de pêlos do cão. Agora imagina a paciência e tempo pa varrer com essa frequencia. Ontem descuti com o meu marido porque ele ajuda-me muito muito pouco e cai tudo nas mhas costas, como se trabalhar fora fosse mais cansativo do q eu estar em casa com o bebé... Nem o acordo sequer durante a noite para ele descansar e quando lhe peço para fazer alguma coisa ou demora dias (sim leram bem, dias!) ou então nem faz pq "tá muito cansado" e eu passei-me de vez. Então não é q eu varri a casa toda sozinha na Segunda feira e juntei o lixo num cantinho pq à conta da epidural as mhas costas ficaram num 8, e não me consigo baixar depois desse esforço todo, e adivinhem? Ainda nao tinha apanhado sequer o lixo. O bebé começa a chorar e até a ir atrás do choro, eu a sair do banho e olho para ele a abanar o carrinho. O miudo a rebentar pelas costuras de choro e ele não pega nele... Olhem a sério, ontem gritei, chorei, berrei mesmo a dizer-lhe q tava prestes a ter um esgotamento pq ele não me ajuda e parece que pelo menos por ontem percebeu. Só o q é pior é q não me parece q dure muito... Vamos lá ver. Depois fui com os olhos inchadérrimos de chorar e agoniada q nem consegui jantar para casa dos pais dele, para depois andarem lá a mimar o neto e o filho... A sério, ontem tava mesmo prestes a explodir, hoje já decidi (ele hj está em casa tb) vou fazer umas batatinhas fritas e franguinho cm caril e não vou fazer mais nada o dia todo, nem sequer tirar o pijama. Nao quero saber da casa, nem de nada. Para a semana peçoo ajuda à avó materna para me dar um jeitinho à casa, pq já dizia a Patita (acho q foste tu lol) nós não somos super mulheres!
*
Ontem fui com Miguel Tomás ao médico - pesa já 3.900 (uma média de enchimento de 75gr/dia lolol) e tá optimo. Foi mimado pelas enfermeiras e pelo meu médico q já é a terceira geração da mha família q trata. Tratou da minha mãe, de mim e agora do Miguel Tomás. Viram-me também os pontos, que se bem se lembram rebentaram. POis bem já caíram, não está nada infectado (q era o meu medo) e estou a recuperar bem. Elas dizem é q vou ficar com uma cictriz nos pontinhos dq esgaçaram.. :s Em vez da scarface sou a scarvagina :p Ah! E como dizia a Sofia, eu tambem sou um caso das malditas estrias. Estou como antes da gravidez a nível de roupa e até nem fiquei com tanta barriga que uma cintinha mais básica não ajude a disfarcar, mas na altura de vestir/despir ao espelho é que são elas. Fiquei com taaaaantas estrias na barriga, cintura, pernas... E não é que não pusesse creme... Mas acho q se tiver que estalar estala.. Nem me dispo à frente do marido... Enfim...
*
Insistiram comigo no Centro de Saúde para eu dar mama em vez de tirar com a bomba, e então tentei ontem novamente mas o miudo não pega nem por nada, berra que se desunha... Até me ia arrancando um bocado do mamilo (literalmente! Ficou repuxado e a sangrar mesmo com os bicos de silicone) pq agarra, e começa a chorar e mexe a cabeça de um lado para o outro, e o meu mamilo anda atrás... Fogo a sério... Q sofrimento. Claro que durante a noite voltei à formula e hoje vou tirar com a bomba novamente. Devido à pressão q toda a gente coloca na amamentação e na cara de "coitadinha deve achar q vai estragar o peito" ou "coitadinha o leite devia ser péssimo e fraco" (somos sempre coitadinhas lol) vou começar a dizer simplesmente que dou-lhe mama e suplemento. Assim não me marterizo por causa dos outros, já me basta a minha cabeça para isso.
*
Agora vou ali fazer uma comidinha boa para me destrair um pouco.
*
Beijinhos para todas! Daqui a pouco passo cá!
**

-_-

Mafalda Vaz

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Ja me lembro da ultima coisa que postei...

Alguém já pensou no batizado do seu bebecas? O do SImao ta marcado para dia 19 de Fevereiro. Alguém que seja ca de matosinhos e me possa dar dicas de restaurantes? Agora tenho de pensar nos convites e lembranças?

Beijinhos
Joana Ramos

Ana.F.Sousa -
Desde 26 Jun 2011

cantinho de volta!!! Espertalhão

tenho a minha piolha a dormir c a cabecinha no meu ombro... tao fofa... Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado Apaixonado

A minha Lara veio conhecer os papás dia 22/12/2011 às 16h10 com 3485g e 47,3cm e é a coisa mais linda que os meus olhos já viram!

MNB da mamã SISN, da mamã Cucaboa e da mamã Mafalda.Vaz Espertalhão Espertalhão

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

O simao ta doentito....alguma tosse e espirros..Fui eu que lhe peguei a constipação de certeza...Falei com a pediatra e estou a aspirar-lhe o nariz e a colocar-lhe umas gotas...Alguma sugestão?

Beijinhos
Joana Ramos

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Para quem se lembra da conversa,o SImao tinha o rabinho assado. Passei a usar as fraldas reutilizáveis e na farmácia deram-me a Lutsine E 45 em pasta de agua...Acho que esta a resultar...

Beijinhos
Joana Ramos

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Ana,reparei agora que tivemos as nossas prendinhas no mesmo dia... Mas a tua piolha e mais velha 3 horas... E nasceu mas gordinha...

Beijinhos
Joana Ramos

Ana.F.Sousa -
Desde 26 Jun 2011

Pois é Joana Espertalhão os nossos nenucos têm a mesma idade Espertalhão

A minha Lara veio conhecer os papás dia 22/12/2011 às 16h10 com 3485g e 47,3cm e é a coisa mais linda que os meus olhos já viram!

MNB da mamã SISN, da mamã Cucaboa e da mamã Mafalda.Vaz Espertalhão Espertalhão

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Eu nem acredito k nao li nada do k foi escrito ontem!!!!!!!!!!!!!!!!!estive fora e quando voltei o forum estava de ferias e agora os comentarios desapareceram...vou chorar!!!!

Bem vou me lembrando do consegui ler!

Lamb minha querida madrinha eu sabia k tudo ia estar bem por isso agr toca a preparar tudo para a chegada da margarida:)))Parabens!

Madrinha Joana quero fotos da barriga sff...axo k ontem perg alg coisa mas nao me lembro e de certeza k te respondar ja;)

Isa tiago...bem ainda consegui ler o teu relato...tiveste mesmo azar c a equipa k apanhaste...ate me apetecia bater nas medicas c o teu relato...grrrrrrrrrrrrrr...eu nao tenho nada a apontar mas entendo k no proximo queiras outro hospital! bjis

Joaninha a margarida nao teve nenhuma assadura, ainda! para ja uso a first change da uriage:)

Isa tiago ja tive luz verde para iniciar as cambalhotas mas ainda nao houve nada pk estou c o periodo!!! apesar de nao ser comum...é normal!

Sofia anda depois contar a consulta e a experiencia do regresso a casa:))

SISn cm andas?

Patita o du portou se melhor hj?

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

recebi agr email a avisar do proximo pagamento: dia 13:)

Soly20 -
Desde 15 Fev 2011

Como vos tinha dito, ontem liguei para a mamã Solange e ela está bem e o benjamim tambem nasceu no dia 7/1/12 com 2.900 e 48cm nasceu de parto normal com ventosas e é muito calminho! Ela teve um parto dificil e nao respondeu á mnb dela porque nao deu mesmo mas diz que depois com mais tempo vem cá contar os pormenores! Foram para casa na terça!E o marido está melhor só tem de controlar os diabetes! Era para ter vindo cá dizer ontem mas pronto o site teve problemas!

vazinheira -
Desde 02 Set 2011

Boas meninas,

Por aqui continua a minha sina, fui fazer o penso, ainda deito porcaria, colocaram outro dreno e uma pinça aqui dentro do buraco, que ainda está fundo. Saí de lá um pouco torcida.

O Dinis está bem e recomenda-se, é muito bem comportado até ver.

Sofia, que bom ler-te novamente, fazes-nos falta.

Assuntos debatidos, uso mitosil, quando fica assado, e será batizado lá para Agosto.

Fica uma foto dos dois amores, tirada hoje.

bjs

O nosso mundo mudou com a Lipa a 23/02/2007 e agora voltou a rodar com a vinda do Dinis a 14/12/2011. Agora sinto-me realizada...

MamãCláudia -
Desde 13 Ago 2009

AndreiaNa,espero que a Eva passe a dar-te noites melhores! Sorriso
um bjinho pras duas!

Patita, obrigada por perguntares por mim, ontem!
Ainda tentei responder no fim da tarde, mas isto estava marado, como sabemos!

Ontem como esteve mt solinho, fomos passear um bocadinho! soube t{ão bem, que hoje repetimos! Piscar o olho

bjinho

karolgirassol -
Desde 25 Abr 2011

OLA MAMÃS**
Pensei que era problema na minha net,mas enfimm,NAO....era problema do cantinho mesmoo,PENA,pois nem consegui "estar a par" de tudo ontem...**
Patita obrigada pela informação.
ANdreiaNA,como eu te percebo,passei pelo mesmo quando trouxe minha Eva para casa,mal pude crer,pois meu filhote(benny-3anos),NUNCA me deu trabalho(so o basico),mas com relaçao a rotinas,ERA OTIMO,nunca teve 1 colica sequer,nem problemas com nascimento de dentes,dormia e comia bemm.......ja a minha AMADA EVA,ahhhhhhhh.....trabalhaooo,ta pondo a mae a correr......rssssssssssssssss.:)) Gargalhadas
Mas a Patita falou bem(pra poupar meu latim),sei que nós no preocupamos como fica a casa....e ja falando tambem a Mafalda,tens razao querida,tambem estressei TOTALLLLLLLL,com meu "namorido",ele procedeu da mesma forma que o teu(so mudam a morada esses homens-mas de resto)........tambem chorei-berrei,pensei que ia ter uma crise,,,ou qualquer coisa parecida...ate porque por aki,nao tenho familia ao pé de mim,como falei estao a um oceano de distancia....enfimm......a minha Eva ja vai com 2 meses....a rotina,ainda nao esta das melhores,mas se posso te dizer uma coisa....tenta aproveitar(mesmo com dores e assim),mas MIMA-TE....se quizeres aproveitem enquanto o bebecas dorme...e durmam tb.......nao descuidem de si mesmas,porque as vezes o que chateia,é o facto de estarmos a cuidar de tudo e de todos e ninguem cuidar de nós,:(.....ENFIMMM.......mas cuide de si,ofereça a sim mesma algum miminhooo,akilo que lhe apetecer....vais ver como te sentes melhor....miminhos é sempre BOM**e na pior das hipoteses,OLHEeee,a casa que espere,para ser varrida-aspirada e etc:::****:))
Todo-poderoso....SO DEUS MESMO....nós somos de carne e osso,se correr cansamos,se nos baterem com certeza vai doer....por isso,FORÇA MENINASSSSSSSSSSSSS E MUITOS MIMINHOS PARA VOCESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS LINDASSSSSSSSSSSSS***FIQUEM BEM***
Minha Evinha,voltou a rotina que lhe apetecia....(acorda e dorme quando quer)...e olhe que ja estava a dormir quase que a noite toda....neste momento,esta em minha cama,sentindo o meu cheirinho no lençol....tem comido bem,e ate agora,GRAÇAS A DEUS,nada de colicas........passou o mal que afligia minha princesa**

Beijinhos especiais a Lamb,fiquei feliz em ver-te feliz,rsss***
Beijinhos a Sofia e violeta**
Marta,obrigada querida beijinhoo bem gostoso pra ti**:*
Beijooo a todassssssssssss***:* Beijinho Beijinho

**Muito feliz**
Eu aprendi....que ninguém pode impedir a força do vento,...e mesmo que se tente,não sabemos para onde ele vaii...não o vemos,mas sentimos seus efeitos....é por isso que acredito,que os "acasos" nao existem....Mas,Deus, de uma forma linda,fez tudo FORMOSO no seu devido tempo...desde o semear da semente,ate ela virar flor....**
##Mãe apaixonada do Benjamim e da Eva##: *

Joana M. -
Desde 24 Out 2010
I Love DMPM

Olá Joaninha!

As melhoras para o teu Simão!
Eu também li que estavas com problemas com a pele do rabinho dele. Cada vez ouço melhores opiniões das fraldas reutilizáveis e estou cada vez mais decidida a experimentá-las, sobretudo após o primeiro mês, depois de acertar mais ou menos uma rotina. Ainda bem que ele está a melhorar da assadura! Sorriso Agora só falta a constipação!

Não sou experiente de todo, mas se ele estiver com a respiração um pouco entupida, costuma ajudar respirar vapor de água. O mais fácil e menos perigoso talvez seja na casa-de-banho após o banho de algum de vocês.
De resto, além do que a médica já sugeriu, não faço ideia...

Sobre Joana M.

Vem aí o Lucas!! Positivo: 19 de Outubro 2011 - DPP: 28 de Junho 2012 Sorriso
O Lucas nasceu às 37 semanas e 2 dias, com 3,1 Kg e 47.5 cm, no dia de Portugal e das Comunidades: 10 de Junho de 2012. Bem-vindo, meu pequenino! <3

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Mama, obrigada...Fiz a hora de almoço o tratamento que a pediatra mandou e parece que já noto melhoras...Ainda bem, estava a ficar um pouco aflita...

Em relação as fraldas, Comecei a usar ontem mas já recomendo. Com a pomada e as fraldas o SImao melhorou bastante a assadura...:)

Se necessitares de alguma ajuda ou duvida em relação as fraldas e só dizeres. Há outra mae do cantinho (IsaTiago) que tb usa...;)

Beijinhos
Joana Ramos

Patricia.Filipe -
Desde 30 Jun 2009

Parabens pelas 16 semanas Sorriso

O tempo voa Sorriso qq dia ja estás a contar as semanas mas em modo decrescente!!!

Beijinhos

Patita

Joaninha Ramos -
Desde 01 Fev 2009

Mama, tens uns filhotes lindooossss...:) e logo um casalinho...que bom...

O teu filhote gosta de tomar banho? Parece bastante calmo nas fotos... O SImao na banheira grande ficava muito agitado e chorava imenso entao comecei a usar aquelas fundas que parecem bacias e tem resultado bem...

Beijinhos
Joana Ramos

SISN -
Desde 15 Set 2011

ontem bem tentei vir cá mas ... merda do sistema sempre em baixo ... rsrsrsrsrsrs ...

não li posts Triste , não consigo estar mto tempo ao pc, faz-me tonturas:-( ...

já vi que a menina SOFIA voltou em força aos posts aqui no cantinho e sempre com a mesma alegria Sorriso , boa, SOFIA. conta-nos dp sobre a consulta e se voltas p Aveiro ... não te esqueças do k combinámos Sorriso

eu cá continuo Triste , uns momentos mto bem outros nem por isso ... e agora são "carradas" de medicamentos ... uma dorgada de 1ª Sorriso

alguém sabe alguma coisa da LAMB? já sabe o resultado???

ontem fui ao pediatra com a Ritinha ... está mto desenvolvida e mexida ... está mto bem. já mede 52 cms e tem 4.065grs! Sorriso daqui a nada tem k fazer regime Sorriso
vai começar a levar as vacinas e fazer a PREVENAR ... temos k também fazer uma eco às ancas Triste , pediatra aconselhou p se fazer o despiste Triste ... há k prevenir. e vamos fazê-la a Leiria no CHSF com o dr joão Morgado, diz k é por baixo do Hospital de Leiria (MARIESTRELA, CONHECES???).

PATITA: fotos da princesa ... pois ... neste PC ainda não tenho, só no outro ... mas claro k ponho. aliás, acho k sou das (quase únicas) mamãs k enche os cantinhos com fotos dos seus rebentos. todas têm medo de o fazer Triste , não sei porquê mas ... respeito.

beijinhos a todas.

AndreiaNA -
Desde 17 Abr 2011

obrigada MNB patricia, mamaclaudia e karol! =) nao tem sido facil mas penso que também poderá ser apenas esta fase de adaptaçao veremos como correm as coisas e obrigada pelos vossos conselhos Piscar o olho vou mesmo aproveitar e dormir agr um bocadinho, já pareço uma morta viva lol bjinhos!!!

Sobre AndreiaNA

Positivo a 20 de Abril de 2011
DPP - 30/12/2011
A Eva nasceu dia 6 de Janeiro de 2012 com 3365gr e 50cm =)

Mesquitinha -
Desde 11 Maio 2011

Ola meninas!!! Ontem tentei vir aqui mas dava erro Triste ja tava a ver que ficava sem voçes Triste

Obrigada às mãmãs que me deram sugestoes para fortalecer o leite. CATAS fico à espera da tal tua receita Triste
Eu tento comer de tudo. Agora so tenho pediatra dia 1 pk ele para a semana não vem Triste

Quanto é que deve aumentar um bebe de 3 semanas por semana?? So dou maminha

A tentar desde 2007;
3 IAC sem resultado;
Em lista de espera para FIV;
14/03/2011 gravidez espontânea....meu lindo Rafael Sorriso

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Ainda que esta tudo bem com o comportadinho do Dinis...pena é que ainda antes com esses problemas:( mas está a melhorar apesar de tudo certo?

bjis e as melheras rápidas:)

Joana M. -
Desde 24 Out 2010
I Love DMPM

Patricia.Filipe escreveu:
Parabens pelas 16 semanas Sorriso
O tempo voa Sorriso qq dia ja estás a contar as semanas mas em modo decrescente!!!
Beijinhos

Patita, nunca te esqueces! Reparas e pensas em tudo! Obrigada, linda! Cá andamos, uma semana de cada vez! Piscar o olho
As minhas tensões já desceram um pouco! 11-7! Espertalhão
Agora, de vez em quando sinto umas dorzinhas na barriga (de lado, em baixo, em todo o lado alternadamente lol) e hoje acho que noto um grande salto em termos de tamanho. Sorriso

Tenho sentido umas sensações de "borboletas" e outras mais parecidas com "bolhas a rebentar"... Será que já é o meu baby? Sonhador

Beijinhos a todas as minhas queridas afilhadas! ^^

Sobre Joana M.

Vem aí o Lucas!! Positivo: 19 de Outubro 2011 - DPP: 28 de Junho 2012 Sorriso
O Lucas nasceu às 37 semanas e 2 dias, com 3,1 Kg e 47.5 cm, no dia de Portugal e das Comunidades: 10 de Junho de 2012. Bem-vindo, meu pequenino! <3

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Cá vai o que li na net:

Nos primeiros três meses, o bebé pode engordar, até 200 gramas por semana. Também há crianças que engordam mais do que o normal numa semana e, na semana seguinte perdem peso. Mas, isto é normal. O mais importante é a criança, manter um peso estável e equilibrado. Por isso, se aconselha a pesar o bebé, uma vez por mês.

Com a alimentação sólida a partir do quarto mês, o bebé engorda mais lentamente. O médico determina os sólidos a ingerir, com vários sabores que, a criança pode ou não comer, sendo o sal e o açúcar, totalmente proibidos.