Como fiz para dizer à mana mais velha...vou-lhe mostrando a barriga, peço para ela fazer miminhos dar beijinhos que está ali a irmã dela. Já há coisas em casa que ela sabe que são da irmã e agora bem à pouco mudei a mais velha para a cama grande para a cama de grades ficar vaga, mas já compramos duas camas iguais e foi ela que escolheu as camas para ela e para a irmã. Claro que quando a mais nova nascer, que está bem perto, pode haver alguma ciumeira mas acho que é normal, o importante é tentar diminuir esse sentimento e conversarmos muito
Parabéns, Helena! Deve ter sido uma grande emoção, aquela eco
Por aqui, nascido a 1 de Setembro de 2015 (não queria sair ). Está muito safadote, muito traquina e muito engraçado. Nesta fase está a desenvolver bastante a linguagem, apesar de já se fazer perceber há algum tempo. Agora constrói frases e está a ser delicioso
Ainda não tentamos o desfralde e ainda usa chupeta (no infantário não usa, mas em casa sim).
Beijinhos a todas as mamas e bebes! A ver se há notícias
caroxa
Catarina,
De facto, é muito importante irmos conversando com os manos mais velhos, para mais tarde não existir aquele sentimento de" os pais gostam mais da mana do que de mim".
Com as mais velha fomos conversando, também já tinha 5 anos na altura. fiz sempre questão de lhe mostrar as ecos e explicar o que estava ali; quando as bebes se mexiam chamava-a para ela vir por a maozinha na barriga; fazia as compras das roupinhas com ela, pedia-lhe a opinião para esta ou aquela roupinha (nunca esquecendo de comprar sempre algo também para ela, para ela não sentir que era tudo só para as manas), portanto, tentamos sempre incluí-la nessas "tarefas" (também deu uma ajudinha na montagem do berço!).
Houve um dia, que nunca me hei-de esquecer, em que ela desabafa e me diz "ó mãe estamos sempre a comprar muitas coisas para as manas, porque mãe?" Apenas lhe respondi " Bia, olha as manas vão nascer e já reparaste que elas não têm roupinha quase nenhuma? E se tiverem frio? E precisam também de fraldas, ainda não sabem usar o pote!" Acho que se tentarmos explicar com calma, eles entendem.
Claro que depois de nascerem, notei que ela andava um pouco triste, pois as manas tomavam o tempo dos pais (entre a minha recuperação com uma das bebes e o pai na maternidade com a outra bebé).
Então tentei sempre "não dar muita atenção" às pequenas quando ela estivesse presente.... por norma amamentava, mudava a fralda e punha a arrotar e posava logo a bebé e pedia à mais velha para vir para o colinho da mãe (até aos dias de hoje, foi a estratégia que melhor se aplicou lá em casa, não quero que a minha filha pense que há distinção entre irmãs)
Penso que ao dar aqui o meu testemunho, pode vir a ajudar alguém que esteja na mesma situação (saliento que avisei toda a família que ia lá a casa, para não darem muita atenção às bebés).
Amo-vos Incondicionalmente minhas Princesinhas Ervilhinhas!!!!!
Caroxa,
De facto, nunca me hei-de esquecer daquela eco, ainda bem que estava deitada!
Por aqui, as 2 ainda usam chupeta em casa, na escolinha só usam para dormir sesta!
Em relação ao desfralde, estamos a tentar, nunca pressionamos (com a mais velha não correu muito bem), já foram ao pote algumas vezes, o truque que usamos cá em casa (juntamente articulado com a Educadora) é levá-las ao pote mal acordam (tanto da sesta como de manhã), pois têm acordado com a fralda seca/ quase seca e eu sei que elas fazem sempre ao acordar, então aproveitamos essa altura para as levarmos ao pote.
Claro que uma vez ou outra, uma delas ou as duas, acordam uma tanto chatas e nessa situação nem forçamos.
Não sou de as obrigar a ir ao pote, se não largarem hoje a fralda será amanhã e se não for amanhã será para a semana. Uma fralda, uma dia, uma semana de cada vez!
Beijinhos mamã
Amo-vos Incondicionalmente minhas Princesinhas Ervilhinhas!!!!!