Mamãs de Dezembro de 2011 | Page 28 | De Mãe para Mãe

Mamãs de Dezembro de 2011

Responda
18560 mensagens
Patricia.Filipe

Mamãs de Dezembro de 2011

Sofia Cardoso P... -
Desde 13 Abr 2011

Ola Mamas, li tudo mas nao há tempo p grandes respostas, peço desculpa Triste vi tb que a maioria das duvidas está respondida.

SIFcarmo, nao resisti a comentar...que dás à tua filha para comer???? Adubo lolol?? Está gigante..é inacreditavel..essas pernas sao o dobro das da Violeta..estou completamente boquiaberta! Parabens.

JoanaM, obrigada na mesma Sorriso Epa,..se nao fosse eu aqui ter de aproveitar tds os tempos livres po doutoramento, senao sinto-me culpada, eu mesma começava o copy-paste!

Por aqui, a Violeta que fazia aos 5 cocos por dia, de repente, de um dia para o outro, deixou de fazer cocó. Pus-lhe bebegel, saiu o mundo em coco no Sabado. Ontem voltei a pôr e nao saiu quase nada..hoje nao vou pôr..mas se até amanhã de manha nao fizer, acho que vou voltar a pôr. Antes de meter, tentei tudo: massagens, pernas p cima, estimulaçao com oleo e cotonete..nicles..e farta-se de libertar gases, parece um tacho com pipocas lol.

Bjinhos a todas, melhoras para as que estao mais desesperadas. Por aqui ja nao vou p Aveiro, ja dou conta de todos os recados..realmente eu nao andava boa da cabeça no primeiro mês!

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!

sifcarmo -
Desde 10 Set 2011

RITABEIRA e DIANINHAW parabens pelos bebes. rita o teu menino é lindo Piscar o olho Dianinha que belo presentinho de natal.

SOFIA fico muito feliz que ja nao vás para aveiro e que dás conta do recado Piscar o olho nao esperava outra coisa de ti! Os primeiros tempos parece que o mundo vai desabar mas aos poucos tudo entra nos eixos nao é? O que ja me ri contigo, adubo... Gargalhadas Gargalhadas A leonor até é preguiçosa para comer...mama 5 minutos como se fosse acabar o mundo e depois vai mamando e descansando, até se ri com a mama na boca, parece que herdou a minha costla alentejana. desde a 2ª semana de vida dela que mama 15 a 20 minutos de mama e 60ml de suplemento que nem sempre bebe todo Piscar o olho mas sim está enorme, tenho que andar sempre com muita atençao pois faz "dobras" em todo o lado e se nao ficam bem secas acabam por assar.

LucianaRodrigues -
Desde 30 Maio 2011

ola. estou com uma duvida/curiosidade. Alguem me sabe dizer a partir de que temperatura os bebes tem febre? eu meço com aqueles aparelhos de encostar à testa!

LucianaRodrigues -
Desde 30 Maio 2011

Sofia, como te entendo o meu principe é a mesma coisa, o intestino deve ter ido de ferias!!!

ritabeira -
Desde 19 Out 2011
I Love DMPM

ola obrigado sifcarmo........ aqui esta outra foto do meu pequenino tirada ontem........ beijinhos a todas.....

Sobre ritabeira

ja nasceu o TOMÀS.dia 22-12-2011 as 17h19min.nasceu o Amor da minha vida.. com 3,755g e com 49,5cm
lindo de morrer o meu nenuco....
Com 3 mesinhos e 10 dias pesa 6,800g e ja mede 62 cm......
com 4 mesinhos e 10 dias pesa 7,600 e mede 64,5 cm.....
com 4 mesinhos e 3 semanas 1º dentinho..5 mesinhos e meio 2º dente

Sofia Cardoso P... -
Desde 13 Abr 2011

Sifcarmo, a Violeta mama 15 minutos de cada mama e bebe 90 ml de suplemento a cada mamada, e tadinha..é metade da tua lol :p Por curiosidade, diz-me quanto pesa e mede a tua bebe.

Luciana, eu li o que escreveste, e vi que estas na mesma situação Triste foge..a mim foi de repente, ela era uma cagona nata. Assustei-me quando disseste que o teu ficou 3 dias sem fazer...eu espero que rapidamente tudo isto se regule, ficamos em panico, sem saber que fazer.

SISN, há pouco nao comentei, mas lembrei-m agr..o que me ri com o Faktu é bom p meter no cu...lolololol..por aqui creio que tb tenho hemorroidas, e os meus intestinos estao completamente desregulados desde o parto Triste

Violeta, já não és o meu leitão preguiçoso porque a Patita não deixa, mas não te livras dos DOZE dias de renda que me deves!

Sofia Cardoso P... -
Desde 13 Abr 2011

Luciana, quanto à febre, acho que é como nós..acima de 37,5-38..mas n tenho a certeza

sifcarmo -
Desde 10 Set 2011

LUCIANA ja te respondi no face, os bebes tem febre a partir dos 37.5º tal como os adultos, é igual.

SOFIA a leonor pesava na segunda-feira passada 4.100kg engorda entre 30 a 40g por dia em media. quanto mede é que nao sei so volto a medir dia 30, mas ja enche babygrows que dizem 56-58cm

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

ola cm tas? não tens aparecido mto!!
A margarida continuam sorridente e já está quase a fazer 2 mesinhos mas ao contrario da tua leonor ainda veste roupinha de 1...lol é mais pequerrucha:)! a Margarida não me dá más noites e como a tua é calminha a apesar de ter alg colicas! tadinhos sofrem tanto:(
A tua princisa é muito fofa..parabéns:)))

Sabes k não tenho feito bolos...lol não tenho tempo, pk ou tão no suga tetas, ou tou babada a olhar para ela...ou tou aki a falar com vcs!

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Mamã ritabeira pelo Tomás! As tias querem fotos:)

Mamã Dianinhaw pelo teu presente de Natal:)) queremos fotos:)

Têm de relatar o parto sff:)
bjis

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

de facto o fds foi mto calmo e bom:))) ehh venham mais:)

pois as visitas são daquelas coisas k nunca mais acabam...por aqui já melhorou muito:))

Tirando isso como vai o teu bebé...está melhor?

A maguiga vai ficar com a minha sogra:)

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

A margarida está a ficar bem melhor...o teu bebé se continuar assim é mesmo melhot ires ao CS so para prevenir...
Vais ver k vai melhorar rapido!!!
Já foste ao pediatra? podias falar c ele para te receitat alguma coisa para colocar nas nublizações!

sandraheitor -
Desde 16 Jul 2011

Sofia ainda bem bem k já tas no ritmo:) qt aos cocos o Simão tb fazia varias vezes, desde k ta a suplemento k faz dia sim dia nao, as vezes faz duas vezes no mm dia! Hoje foi dia de fazer, começou a chorar e eu sem perceber, de repente manda um pum e de seguida outro com presente e calou-se, devia ter uma rolha tadinho! Desde k ele nao se queixe por mim tudo bem, dia sim dia nao é suficiente, pq o k faz qs sobe as costas, qual descarga!!
Parabéns Ritabeira e dianinhaw:)
Sifcarmo k bom peso tem a tua piolha, o meu tb mama e dp 90ml de suplemento e acho k ainda só tem 3500kg, mas ele nasceu pequenito, tenho de esperar! Parece-me tão pequenino a comparar com os amiguinhos!

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Bom tarde com muita alegriaaaaaaa...lolollllll

Isto é que boa disposição:))
K tal o fds?
Olha bom proveito com os crepes...eu comi um ontem...ehhh tanto se falou k fiquei com desejos:))

bjis

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Imagino k esteja a ser complicado...a amamanteção para começar já é complicado (para mim é um filme de terror), mas como não dou mama (ou melhor dou LM via biberão e LA) não te posso ajudar muito!

Quanto a dormir...tem dias! As vezes passa o dia a dormir outras vezes está mais acordada...mas ainda não cosnegui criar grandes rotinas a não ser o horario do leitinho...de resto é como lhe apatece...se quer dormir deixo dormir...ainda é muito pequenina para eu tentar lhe impor o k quer que seja! Mas isto é a minha claro:) entendo k para alguns bebés k dormem mal de noite seja melhor entrete-los de dia...

Na espreguicadeira tb não gosta muito, mas fica na alcofa sossegada...mas tb gosta de colinho e quando quer dou lhe! se calhar não ajudei muito...mas tem calma vais ver k vai melhorar:)
bjis

sifcarmo -
Desde 10 Set 2011

eu estou bem, nao apareco muito porque passeamos bastante, aproveitamos bem o sol =D mas leio-vos sempre Piscar o olho

eu tambem nao tenho tempo para nada, é dar de mamar, coisas da casa, passear de vem em quando e pouco mais...no outro dia li-vos a falarem de passar o dia em pijamam, eu tambem sou da opiniao que nao faz bem e que nos devemos cuidar, pois os bebes sao importantes mas nos somos maes e nao devemos deixar de ser mulheres. mas confesso que nao tenho cuidado muito de mim...esta semana a ver se arranjo tempo pa ir à depilaçao e cabeleireira Piscar o olho

ritabeira -
Desde 19 Out 2011
I Love DMPM

obrigado pelas mensagens aqui vai uma foto do dia 23 de dezembro e a segunda de ontem...... lol o k acham????? beijinhos......

Sobre ritabeira

ja nasceu o TOMÀS.dia 22-12-2011 as 17h19min.nasceu o Amor da minha vida.. com 3,755g e com 49,5cm
lindo de morrer o meu nenuco....
Com 3 mesinhos e 10 dias pesa 6,800g e ja mede 62 cm......
com 4 mesinhos e 10 dias pesa 7,600 e mede 64,5 cm.....
com 4 mesinhos e 3 semanas 1º dentinho..5 mesinhos e meio 2º dente

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Patita este fds Braga esteve ao rubro...lol com direito a chuva e tudo ou não fosse Braga o "penico do mundo"...cm tava a chover não fui...por isso pco sei! O k ouço dizer é k a "vizinha" Guimarães Capital europeia da cultura está a fazer + publicidade...

A casa não é um palacio cm a da SISN mas axo k dava para fazer...a mim é k não me apetece nem gastar dinheiro nem ter trabalho...o ideal era so irem os avos e os padrinhos mas isso não vai ser possivel p isso toca a pensar numa alternativa...ai ai...quem tiver ideias! SISN nao keres dar ideias para a ementa?

Patita o Du está a ficar mm um homenzinho:) a dormir tanto...ehh
Mas sp fizeste akilo do acuçar e da peça ao contrario?

Lucina acho k é a partir dos 37,5 / 38 mas não tenho a certeza...sei k varia meio grau de for tirado debaixo do braço ou no rabinho...

Meninas obrigada pela ajuda em relação á questão do bracinho...fico mais descansada! não fiz nada nem vou fazer:)

Catas onde andas hoje? Foste passear? aqui em braga está solinho mas muito frio...de manha fui ao porto ao dentista e almoçar com o pessoal do trabalho...mas ja regressei:)

Sofia a Margarida faz 1 coco por dia (eu feliz da vida cada vez k vejo a fralda sujissima:))) mas por vezes acontece de ficar 1 dia sem fazer...ai a mãe e o pai montam a missão cocós e toca a fazer de tudo massagens, bebegel, cotonote...enfim até sair kk coisa! Será k foi algums coisa k comeste? não andaste tb metida nas laranjas...lolll...no sabado andei eu e a Margarida andou aflita para fazer coco...tanto k so fez ontem ao final do dia...

Olha por aqui o tacho com pipocaa está sempre aos saltos...tanto k já lhe disse k não posso ir para lado nenhum porque sua excelencia não tem maneiras e faz barulho onde calha e no colo de quem calha...lolll!

Ainda bem k estás bem e dar conta do recado...vês como com calma, paciencia e muita conversa no forum resolve...lollll! eu sabia k eras capaz....és uma mamã de dezembro:))

Marta Macedo -
Desde 11 Maio 2007

Eu confesso k gosto de me arranjar e de me sentir bonita...adoro pijama mas sinto me melhor com uam coisa mais aprumada...faz me aumentar a auto estima...e neste momento é sp essecial:)

eu tb tenho aproveitado o solinho para sair...ainda hj fui ao porto de manha...era para sair à tarde mas a Margarida esteve constipada e cm esta muito frio não quis arriscar!

Esta semana tb vou ao cabeleireiro e para a semana esteticista e massagem...finalmente vou tirar as constraturas que tenhos nas costas

Catas84 -
Desde 04 Nov 2011

Patita e Marta obrigada por se lembrarem de mim!! Eu ando cansada e triste com o meu marido, só o olhar para ela me alegra...acho que estou a ir-me a baixo, mas como estou a sentir, não posso deixar que isso aconteça ..a minha fofa está ligeiramente melhor, acho que já a controlo melhor e consigo ajuda-la com as colicas de maneira mais eficiente, continua a sofrer mas acredito que vá melhorando aos poucos!!

Sofia obrigada pelo convite, estou tentada a ir, mas daqui a duas semanas ja volto ao laboratório e dia 23 tenho consulta dos 2 meses da fofa, ja fica meio stressante viajar ...não me importo que me chamassem louca por ir, acho que ia ser muito bom, podiamos apoiar-nos uma à outra, e porque não ler uns artigos para embalar as fofas lol mas terá de ficar para outra altura talvez...

Sisn, queria muito ir ter convosco mas desta vez não vou conseguir ...

Para fortalecer o leite materno sei de alguns truques :
- fazer caldo de osso de vaca com legumes
- cozer quinoa (que é um cereal fantabulastico, vejam as suas características na net) e fazer como se fosse arroz, a minha mãe por exemplo gosta de quinoa no leite, uma vez fiz refugado com tomate, espinafres e no fim adicuonei a quinoa e ficou muito bom!!

Sofia e mamãs cujos bebes não fazem coco, ferver uma folha de nabiça colocar num biberon e dar morninho, é tiro e queda, era o que a minha mãe me dava e funcionava lindamente, receitado por um pediatra ..

Beijinhos para todas

lamb -
Desde 05 Maio 2011

Olá mamãs lindas, como estão os bebecas?
Gosto muito de ver este cantinho animado como tem estado ultimamente.
obrigada a todas que deram palavras de apoio, após saber o resultado, apenas consegui ler algumas, pois deu o fanico ao site, mas sei que todas ficaram contentes. Grande abraço

Sofia fico contente que já te sintas melhor, a Violeta ta muito fofinha.beijinhos

Marta nao colocas foto da Maguiga a muito tempo, tenho saudades de a ver. Birra

SISN as fotos da ritinha estao super fofinhas, entao aquela do coco, ai o que ja me ri Cair ao chão de tanto rir espero que melhores rapidamente, beijinhos as melhoras.

mamaClaudia um beijinho para a tua Sofia e as melhoras, que corra tudo bem, desculpa nunca ter mencionado mas tenho lido a tua angustia com o problema do coração dela.

Patita, tal como o teu marido o meu também me leva o pequeno almoço a cama, TODOS OS DIAS, é um anjo.

E apesar da vida boa que ele me da, ainda não engordei nadinha, pelo contrario como a malandra da minha bebecas não gosta de nada do que como, já perdi 3kg.

sandraheitor um beijinho e que corra tudo bem com o teu menino.

Já não me lembro de metade do que ia escrever, sorry, estou cada vez mais trenga das ideias,a bebecas esta a roubar a inteligência e memoria a mama.
Assim que tiver fotos venho cá mostrar para vocês matarem saudades das barriguitas.
Beijinhos minhas queridas

Sobre lamb

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥(40)
Margarida♥ 12-06-12

Sofia Cardoso P... -
Desde 13 Abr 2011

Luna, estive a ler a tua história, e por aqui é o mesmo. NUNCA FICA..nem que esteja morta de sono e nao durma há 24 horas, nao fica lol. Quero é deixar-te uma palavra de esperança, porque a minha, que tb só berrava, e nao ficava calada em nenhures, aos poucos tem melhorado o comportamento. às vezes já começa a ficar calada 5 minutos na espreguiçadeira..o teu em breve há tambem de ficar. Meto a televisão, ponho-me a fazer algo e vou falando para ela..às vezes chora, tento chupeta, nao resulta, deixo-a um pouco mais a palrar, se nao se calar, pego, e quando acalmar volto a insistir. Quanto a adormecer, epa...às vezes nao há paciencia para a embalar ao colo a cantar tds as vezes, recorro ao secador do cabelo..o meu melhor amigo (a seguir à epidural!). O que me tem ajudado a adormece-la aproveitando o tempo, é o sling. Meto-a lá, e adormece pouco depois..quando sinto que ja esta em sono profundo, transfiro-a para a alcofa. Às vezez só dorme 10 minutos..mas é melhor que nada Sorriso Esper que algo ajude!

Sifcarmo, pois entao nao sei..até porque por aqui as medidas da Violeta sao maiores e peso também, mas a minha tem um aspecto mais miudinho e é mais magrinha significativamente que a tua! Acho que a Leonor está com optimo aspecto e super crescida Sorriso Parabens!

Catas...custa-me ver-te assim Triste falo a sério, que tens aqui uma porta aberta se quiseres espairecer uns dias!

MArta lololololll operaçao cocó! E realmente..esta passa o dia nisso, que descaradas as nossas cachopas.

Obrigado mamas que responderam sobre os cocos..fiquei mais descansada Sorriso

Lamb..queremos fotos da barriga..ela deve estar quase a chegar à fase que dá um pulo. Nao te esqueças de vir mostrar.

Bem, hoje andei a tratar da casa..estou mortinha p terminar as cortinas que andava a fazer bainha, p que amanha possa finalmente voltar a estudar.

Beijao a todas

sofiagaspar -
Desde 05 Out 2010

também podes por o meu Tomás na lista... Nasceu no dia 8 de Dezembro

IsaTiago -
Desde 12 Fev 2010

Olá meninas!
O tempo para vir ao forum é reduzido... leio tudo atravessado e vejo as fotos :p Bebés lindos!!!

As minhas mamas não melhoraram... pelo contrário!
Desde sexta só dormi duas horas, por causa das dores nas mamas. Era uma dor constante, parecia que tinha uma bola de alfinetes dentro de cada mama... Hoje fui falar com a conselheira de amamentação, que me disse que dificilmente isto iria passar. Tomei a primeira grande decisão enquanto mãe: deixar a amamentação. Já tomei o primeiro comprimido de Parlodel, já lhe dei o biberão. Correu tudo bem, apesar do João ter ficado com os olhos muito abertos e com cara de "Mas o que raio é isto?" Já devia ter tomado esta decisão há algum tempo, mas ele estava a aumentar tao bem de peso, que eu só me sentia culpada por pensar em deixar de dar o peito. Hoje tomei a decisão melhor pra os dois. A Amamentação já trazia mais desvantagens do que vantagens. Custou, mas teve de ser. :'(
O leite escolhido foi o nidina expert ha, também por conselho da enfª.
Alguém por aqui tem coisas negativas a dizer acerca deste leite?

Beijocas para todas!

Sobre IsaTiago

DPP 23 de Dezembro de 2011 - Corrigida para 18 de Dezembro de 2011
A minha MNB é a Katiuska

MamãCláudia -
Desde 13 Ago 2009

Olá mamãs. Passei para deixar um bjinho a todas.
Por cá td na mesma. A Sofia continua a portar-se mt bem, mas jà passa mais tempo acordadinha. Sorriso
no sábado senti pela primeira vez saudades da minha guiga. Piscar o olho
jà me sinto como nova. Completamente recuperada. Mas n pronta pra outra. Lol
já tenho mais vontade de sair... De cuidar de mim, de ir as compras. Maravilha. Td volta ao normal.

Muito obrigada querida Lamb pelas tuas palavrinhas. És uma querida. Tenho tentado não pensar muito nisso. Se os profissionais dizem não ser grave, tenho é que me apegar a isso, né?
Muitos bjinhos. Estou mt feliz por ti. Sorriso

Bjokas a todas,

MamãCláudia -
Desde 13 Ago 2009

Isa, já te respondi no FB, por isso não vou repetir tudo. Sorriso mas deixo-te um bjinho grande e força.

sandraheitor -
Desde 16 Jul 2011

Como prometido aqui vão as fotos do quartinho do Simão:D espero k gostem!!

sifcarmo -
Desde 10 Set 2011

CATAS tou como a sofia nao gosto de te ler assim...espero que as coisas melhorem. cá por casa tambem ja se lida melhor com as colicas, acho que de alguma forma eles com o tempo se tornam mais resistentes à dor.

LAMB nao li o post em que trouxeste as noticias (terá sido um dos que se apagou? ou eu na leio as coisas como deve ser?). fico muito feliz por saber que está tudo bem, nao esperava outra coisa Piscar o olho depois queremos fotos da barriguinha...eu tenho tantas saudades da minha! ah e é uma menina? se nao tou em erro tu adoras cor-de-rosa nao é? vais perder-te nas comprar hehe a leonor para 3 meses praticamente so tem saias e vestidos para vestir Espertalhão

SOFIA a violeta nasceu muito maior e com mais peso que a leonor, apesar de mais nova é normal que pese mais e seja maior...deve ser so ilusao de optima das fotos Piscar o olho

sandraheitor -
Desde 16 Jul 2011

então catas nao gosto de te ver assim, força linda, espero que o marido se porte melhor, ainda bem k a tua princesa se vai portando melhor, apesar de tudo ve-se que estas mais a vontade com a tua pequena:D
isatiago bem eu tb sinto picadas e qd falaste disso nao pensei k doesse tanto, k pena deixares de amamentar pq ve-se que estavas a gostar de o fazer! mas é isso mm o k importa é estares bem:D qt ao leite nao sei te ajudar nao é esse k eu dou:D

sifcarmo -
Desde 10 Set 2011

ISATIAGO o importante é estares bem fisica e psicologicamente para estares a 100% com o teu menino.

MAMACLAUDIA beijinhos para ti e para a sofia, ainda bem que ela é calminha Piscar o olho

SANDRAHEITOR muito lindo o quartinho. Já nao me lembrava que tu eras a mama que se viciou na loja da tuc tuc Piscar o olho eu tambem adoro, tenho quase tudo da colecçao chip chip, ainda na semana passada andei a namorar os stickers para colar na parede mas achei caros...fiquei com uma pena

Outros tópicos relacionados

Início dos treinos a partir de Maio 2015
Olá mamãs! Por aqui algumas mamãs que vão iniciar os treinos a partir de Maio de 2015? Alguém que se junte a este cantinho para partilharmos experiencias, dúvidas e afins? Beijinhos...
Mamãs do distrito de Aveiro
Há por aí mamãs do distrito de Aveiro? Apresentem-se e vamos trocar opiniões e ansiedades. Começo por apresentar-me: Cátia Almeida, Ílhavo, 32 anos, à espera do 1.º filhote, DPP a 12 de Outubro.
Bebés e mamãs de Julho 2014 - 189 graviduxas; 50 babys ja conhecem os papás
Parabéns e benvindas ao cantinho das mães para Julho 2014: Nick <:P Gonçalo 13Maio Diiana <:P Maria Rita 10Junho Sta. Mª Feira Cati23 <:P Beatriz 17Junho Braga Drica Naiara <:P Aline 18Junho Portimão Galaxy2013 <:P Yara 20Junho...
O Cantinho das Treinantes Tagarelas - Testemunhos e Relatos
Olá, treinantes. Decidi criar este tópico para podermos partilhar as nossa histórias, tristezas e alegrias. O meu nome é Telma, tenho 27 anos e sou de Lisboa. Estou com o meu marido á 11 anos, e após cerca de 11 anos de tomar a pilula, sou treinante...
Mamãs de Janeiro de 2015!
As mamãs do Novo Ano!!! POSITIVOS! <:P sifcarmo *** DPP: 01 de Janeiro 2015 - 28 anos, Pinhal Novo Catarina C. *** DPP: 01 de Janeiro 2015 - 32 anos, Lisboa BetaB *** DPP: 01 de Janeiro 2015 - ?? anos, Braga 28122013 *** DPP: 01 de Janeiro 2015...
Meninas confirmadas para o Encontro 20 Fevereiro - LISBOA
Ola queridas!! Vou começar a fazer a lista das meninas confirmadas!! O encontro vai ser dia 20 de Fevereiro, no Parque das Naçoes. Amanhã ligo para o restaurante para marcar, mas adianto ja que vao ter 2 pratos a escolha, bebida a descriçao e cafe...